Dry Tooling - Uso de piquetas e crampons (Tooling) para escalada, onde não há presença de gelo (Dry).

A evolução do "dry tooling" moderno começou na década de 90 com o alpinista britânico Stevie Haston na Itália, assim como Jeff Lowe no Canadá e Estados Unidos. Vias mistas de Gelo e Rocha como: "Welcome to The Machine" e "Octopussy" M8, marcaram a elevação do grau de dificuldade destas vias.

Inicialmente o "dry tooling" era usado para começar vias onde o gelo não tocava o chão. Nas vias mistas o "dry tooling" também é usado para superar trechos onde não há presença de gelo; desta forma, munidos de piquetas e crampons, o escalador utiliza destas ferramentas para progredir em terreno rochoso.

Indoor Dry Tooling - Escalada em ambiente artificial (Indoor) utilizando as ferramentas (Tools) da escalada em gelo.

Escalar as paredes de uma academia utilizando piquetas para escalada em gelo já vem sendo praticado há muitos anos como forma de criar, manter ou aprimorar as técnicas e resistência física específicas para esta modalidade. No entanto a utilização destes instrumentos cortantes e pontiagudos, sempre foram um entrave, pois além de machucar o próprio usuário, estragam a parede, inviabilizando esta prática no ambiente indoor.

Foi buscando uma alternativa para que essa prática pudesse ser praticada na Casa de Pedra, que encontramos a Furnace Industries, uma empresa americana sediada em Nova Iorque que recentemente colocou no mercado o moderno "Dry Ice" tools.

O "Dry Ice" funciona basicamente como uma piqueta de escalada em gelo, porém no lugar da ponta metálica, possui uma alça de borracha dura que "abraça" as agarras da parede. A movimentação e a mecânica da escalada é muito similar à da escalada mista ou gelo, porém sem os riscos de se machucar com as pontas metálicas das piquetas, de furar a parede ou derrubar as piquetas sobre outros escaladores.

Quais são as vantagens do "Dry Tooling"?

Com o "dry tooling" você poderá aprimorar sua técnica e resistência para a prática da escalada em gelo ou mista. A modalidade também visa o fortalecimento da "pegada" nas "piquetas", bem como aumento da resistência e potência dos membros superiores em travamentos e puxadas longas típicas da escalada em gelo.

Quem pode praticar o "Dry Tooling"?

Independente de você já ter ou não escalado em gelo, qualquer um pode praticar o "dry tooling" para aprimorar sua técnica e resistência, ou apenas experimentar essa nova sensação de escalar de uma forma diferente e igualmente divertida.

Para praticar o Indoor Dry Tooling na Casa de Pedra você precisa ser aluno com um plano ativo. Não há custo adicional para praticar a modalidade, porém as seguintes regras devem ser respeitadas:

- Apresente seu documento de identidade com foto e retire os "Dry Ice" na recepção do ginásio.
- Na primeira vez que você utilizar o "Dry Ice", um instrutor do ginásio lhe dará as instruções básicas de segurança.
- Cada aluno poderá ficar com o "Dry Ice" por um período de no máximo 1 hora, devendo retorná-lo a recepção.
- É estritamente proibida a utilização do "Dry Ice" sem os "leashes" de segurança e CAPACETE!
- O uso do "Dry Ice" é restrito aos TOP ROPES. Não é permitido guiar em "dry tooling".

Informe-se na recepção e boa escalada!