RANKING CASA DE PEDRA 2017
INTRODUÇÃO:

O Ranking Casa de Pedra tem como principal objetivo fortalecer a comunidade de escalada esportiva, incentivando nossos alunos a participarem de competições de escalada.

O RCP segue regulamento próprio desenvolvido pela Casa de Pedra, o qual preza pela simplicidade, para incentivar a participação do maior número possível de escaladores.

POR QUE O RANKING CASA DE PEDRA É DIFERENTE DE UM CAMPEONATO?

•  Você escala no dia e no horário em que quiser
•  Não é preciso se inscrever com antecedência
•  Não há área de isolamento
•  Não há leitura de via com isolamento dos atletas
•  Todos os participantes escalarão as mesmas vias com graduação progressiva
•  As vias de cada etapas serão inéditas, porém não terão parede exclusiva. Por isso, poderão estar misturadas às outras vias do ginásio. Assim como as demais vias, as vias do RCP estarão devidamente marcadas com fitas coloridas específicas para o evento. Cada etapa dura duas semanas.


COMO FUNCIONA O RANKING CASA DE PEDRA?

1 - Logo ao chegar no ginásio, identifique-se e diga que você tem interesse em participar.
2 - Você receberá uma ficha para preenchimento que deverá ser entregue ao monitor/juiz, onde será registrada sua pontuação.
3 - Fique à vontade para se aquecer da forma que achar mais conveniente. Então, procure um monitor para iniciar sua escalada. Um amigo ou outro escalador deve fazer a sua segurança; o monitor ficará responsável apenas pela observação da escalada.
4 - Concluída a escalada, tanto o escalador como o monitor/juiz deverão assinar a ficha e a mesma deve ser devolvida na recepção. Fichas não devolvidas não serão contabilizadas! Portanto, não se esqueça de devolver sua ficha!!!

COMO SÃO AS VIAS?

As vias do Ranking serão inéditas (escalada On Sight), montadas especificamente para esse propósito, até um dia antes do início da etapa e marcadas com fitas coloridas, assim como as demais vias do ginásio. Não há isolamento, porém em hipótese alguma, o escalador poderá entrar na via, testar movimentos ou segurar nas agarras da via da competição. Portanto para evitar desclassificação, reclamações de outros participantes ou polêmicas, evite aquecer ou escalar próximo às vias do Ranking.


A primeira via será feita em TOP ROPE saindo do chão (primeira agarra #01) com movimentos de 4º grau, ficando progressivamente mais difícil até 7º (última agarra #42).

A segunda via será GUIADA saindo do chão (primeira agarra #43) com movimentos de 7º grau, ficando progressivamente mais difícil até 10º grau (última agarra #80).

As duas vias deverão ser escaladas na sequência, com intervalo de no máximo 2 minutos, tempo destinado a que o atleta se encorde para guiar a segunda via. Somente escalará a segunda via quem completar o TOP ROPE na primeira.



CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO

O critério de pontuação seguirá a numeração marcada na via: de 1 ponto (primeira agarra) até 80 pontos (última agarra), com as variações A (agarra tocada), B (agarra dominada) ou C (agarra utilizada). Logo, e para fácil entendimento dos atletas e árbitros:

•  Se um atleta tocou a agarra de número 53 e caiu, pontuou #53A.
•  Se o atleta segurou na agarra de número 53 e caiu, pontuou #53B.
•  Se o atleta segurou e realizou progressão em movimento útil para a próxima agarra, sem tocar na agarra #54, pontuou #53C; e assim por diante em todas a sequência de agarras da via.


COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

Não há pré-inscrição. O atleta deverá preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento na recepção da academia no dia da sua escalada.
Alunos Casa de Pedra (com plano ativo) – Gratuito
Não alunos - Valor normal de uma diária (pode fazer a via do ranking e escalar o dia todo).

QUAL O DIA E HORÁRIO DA COMPETIÇÃO?

Não há dia e horário fixo para a participação. O atleta pode escalar quando preferir, dentro do período estipulado para cada etapa e dentro do horário normal de funcionamento da academia (segunda a sexta das 06h às 23h).


A princípio não há Ranking aos fins de semana. Porém, se você não é aluno Casa de Pedra, quer participar e só pode vir no fim de semana, entre em contato conosco e agende a data de sua preferência. Você pode enviar um email de solicitação para ranking@casadepedra.com.br.
Caso vários atletas queiram escalar a via no mesmo dia, a ordem de escalada respeitará a ordem de chegada dos atletas no ginásio.

DATAS DAS ETAPAS (CALENDÁRIO SUJEITO A ALTERAÇÃO):

1º Etapa - 18 a 31 de maio
2º Etapa - 03 a 14 de julho
3º Etapa - 02 a 13 de outubro
4º Etapa - 04 a 15 de dezembro

HÁ ISOLAMENTO PARA OS ATLETAS?

Não há isolamento de atletas. Após preencher sua ficha de inscrição, você poderá aquecer conforme sua necessidade e aguardará sua vez de escalar.

E A LEITURA DE VIA?

Não há leitura prévia de via. Porém nada lhe impede de assistir outras pessoas escalando na via.
Quanto tempo o atleta tem para tentar a via? Quando chamado, você terá um minuto para iniciar a escalada. O monitor/juiz lhe informará o tempo máximo permitido para cada via.

COMO SERÃO AS VIAS?

As etapas de dificuldade serão efetuadas em duas ou mais vias subsequentes, de pontuação contínua da primeira para a última, de graduação progressiva, onde será utilizado o top rope para graduações até 7º grau e vias guiadas para graduações superiores.
As etapas de boulder (se houver) serão compostas por três ou mais boulders, escalados na seqüência, em um tempo máximo de minutos, variável para cada etapa, sem intervalo entre eles.

TERMINADA A ESCALADA, O QUE FAÇO?

Após a escalada você deve conferir as informações anotadas pelo fiscal, assinar sua ficha e devolvê-la na recepção.
Quando e onde saem os resultados? O resultado será computado semanalmente e divulgado na internet (site da Casa de Pedra, Facebook, Twiter, Instagram) e murais da Casa de Pedra até o final do período de cada etapa.

COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO?

Os resultados individuais são a somatória simples de cada etapa.

CATEGORIAS:

O Ranking será dividido em cinco categorias: Infantil, Júnior, Amador, Pró e Sênior, constituído por campeonatos de Dificuldade à Vista e Boulder.

:: Infantil – nascimentos de 2004 a 2007, sem subdivisão por sexo.
:: Júnior – nascimentos em 2000 a 2003, com subdivisão por sexo.
:: Amador – nascimento em 1999 ou anterior, com subdivisão por sexo.
:: Pró – atletas experientes. Não há restrição de idade. Categoria subdividida por sexo.
:: Sênior – homens e mulheres nascidos até 1976 inclusive.

QUAL É A PREMIAÇÃO?

A premiação é o reconhecimento da galera, pô! Infla esse peito de pombo e corre pro abraço! Eventualmente daremos um mimo ao campeão e campeã do ano.

NUNCA COMPETIU? DÚVIDAS? FRIO NA BARRIGA?

Escreva para: ranking@casadepedra.com.br